Instituto CTEM+ será um dos apoiadores do ECG 4.0

No dia 25 de março de 2022 foi publicado, no Diário Oficial da União, o edital de Aviso De Homologação Resultado e Convocação – EGC 4.0 do Exercício Guardião Cibernético 4.0. O Instituto CTEM+ sendo habilitado para os devidos fins que, de acordo com o estabelecido nos termos do Edital. O edital teve por objetivo selecionar […]

11/jul/2022 11:12 AM · 11/jul - 2022 · 5 min de leitura

Atividade imagem

No dia 25 de março de 2022 foi publicado, no Diário Oficial da União, o edital de Aviso De Homologação Resultado e Convocação – EGC 4.0 do Exercício Guardião Cibernético 4.0. O Instituto CTEM+ sendo habilitado para os devidos fins que, de acordo com o estabelecido nos termos do Edital.

O edital teve por objetivo selecionar pessoal do direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, interessadas em apoiar o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) na preparação e execução do Exercício Guardião Cibernético 4.0.

Na realização do EGC – Exercício Guardião Cibernético 4.0, conforme previsto em edital, cada instituição apoiadora, isoladamente ou em conjunto, executa uma parte do processo. Ficará a cargo do Instituto CTEM+ dentro do EGC 4.0, a atividade CTF (Capture the Flag) Mandabyte 2022 que acontecerá no dia 20 de julho de 2022.

O ComDCiber é uma Organização Militar do Exército Brasileiro, localizada no Complexo do Forte Marechal Rondon, na cidade de Brasília-DF, cuja missão é planejar, orientar, coordenar, integrar e executar atividades relacionadas ao desenvolvimento e aplicação das capacidades cibernéticas, como órgão central do Sistema Militar de Defesa Cibernética, a fim de contribuir para o uso efetivo do espaço cibernético, impedindo ou dificultando sua utilização contra os interesses da Defesa Nacional.

Exercício Guardião Cibernético é o maior exercício de defesa cibernética do hemisfério sul, o qual tem por objetivo criar um ambiente realista onde as infraestruturas críticas participantes precisam proteger seus sistemas de Tecnologia da Informação de ataques cibernéticos, contribuindo para o crescimento da resiliência cibernética das infraestruturas críticas do Brasil.

Instituto CTEM+ é um Instituto de direito privado, sem fins lucrativos, objetivando realizar a pesquisa básica ou aplicada de caráter científico, cultural ou tecnológico e o desenvolvimento de novos produtos, serviços, soluções ou processos, nas áreas de tecnologias críticas, difundir os conceitos doutrinários da Escola Superior de Guerra, apoiar as Forças Armadas, o Sistema Brasileiro de Inteligência, as Forças de Segurança Pública, e ainda, atuar no desenvolvimento da Política Nacional de Defesa e da Estratégia Nacional de Defesa, Segurança e Defesa Cibernética, por meio da realização de atividades afins, assemelhadas ou correlatas, assim como com objetivos educacionais destinados ao fortalecimento do Poder Nacional.

Para execução desta atividade o Instituto CTEM+ contará com os membros empreendedores estratégicos:

Grupo Energy Telecom (www.energytelecom.com.br)

Armtec Tecnologia Robótica (www.armtecbrasil.com)

E ainda o parceiro DCiber (www.dciber.org)

Na coordenação técnica da atividade está à frente Alexandre Pinheiro, Diretor de Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação do Instituto CTEM+.

Mais informações sobre inscrição para o CTF Mandabyte 2022 em: https://ctemmais.org/em_evidencia/inscricoes-abertas-para-o-ctf-mandabyte-2022/

Nossos
Associados

foto do associado

Freddie C. Ray

Phasellus justo eros, fringilla a mi sit amet, aliquet blandit turpis. Nulla accumsan erat a metus euismod.

foto do associado

Freddie C. Ray

Phasellus justo eros, fringilla a mi sit amet, aliquet blandit turpis. Nulla accumsan erat a metus euismod.